A República da Costa Rica é conhecida por ter o governo democrático mais estável da América Central. Sua capital, San José, é a maior cidade do país. A população da Costa Rica é de 4.452.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 51.100 km2.

Geografia

A Costa Rica faz fronteira com a Nicarágua, o oceano Pacífico, o Panamá e o mar do Caribe (ou mar das Antilhas). Grandes montanhas atravessam o país. Muitas dessas montanhas são vulcões ativos e, junto com os terremotos, representam um perigo para o país. As planícies costeiras são quentes durante o ano todo, mas, nas montanhas, a temperatura é amena.

Flora e fauna

Florestas tropicais cobrem a maior parte do território. Ali estão presentes espécies animais como macacos, tatus e o bicho-preguiça, comuns na América do Sul, além de cervos e felinos selvagens como o puma, comuns na América do Norte. Aves tropicais, cobras e iguanas também povoam as florestas.

População

A maior parte da população é de origem europeia. Além de boa quantidade de mestiços, existem pequenos grupos de descendentes de africanos e asiáticos. A língua oficial é o espanhol, e a maioria da população segue a religião católica.

Economia

As principais atividades econômicas são a indústria, o comércio, o turismo e serviços em geral. A Costa Rica exporta, entre outros produtos, componentes eletrônicos, bananas e café.

O turismo é uma das principais atividades econômicas do país. A preservação de seus parques nacionais fortalece a atividade. Turrialba, que fica a 53 quilômetros da capital, é um excelente lugar para a prática de rafting; a costa, com muitas praias desertas, tem paisagens inesquecíveis para quem pratica mergulho e ondas incríveis para os amantes do surfe.

História

Antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1502, a Costa Rica era habitada por povos nativos. A área foi colônia espanhola até 1821, quando foi incorporada ao México. Em 1823, juntamente com mais quatro países, tornou-se independente do México, passando a fazer parte da Federação Centro-Americana.

A primeira eleição livre da América Central aconteceu na Costa Rica, em 1890. Apesar de ter passado por revoluções em 1917 e 1948, o país se mantém em clima de paz. No fim do século XX, a Costa Rica ajudou na pacificação de conflitos políticos em países vizinhos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.