O Crescente Fértil é uma região do Oriente Médio, onde surgiram algumas das primeiras civilizações. Seu nome se explica porque antigamente as terras da região eram férteis, boas para a lavoura, e, no mapa, a região tem a forma de uma lua crescente. Ocupando uma área que vai do golfo Pérsico até o vale do rio Nilo, o Crescente Fértil abrange os territórios da Palestina e da Mesopotâmia.

É provável que o povo da Mesopotâmia (atual Iraque) tenha se estabelecido em aldeias na região já em 8000 a.C. Eles cultivavam a terra perto dos rios Tigre e Eufrates. Por volta de 3500 a.C., os mesopotâmios construíram cidades e começaram a desenvolver formas de governo, leis e escrita. Com isso, tornaram-se o que o historiadores consideram uma sociedade civilizada.

Outra civilização que surgiu há muito tempo no Crescente Fértil foi a do Egito antigo. Em 5000 a.C., os egípcios já usavam as águas do Nilo para irrigar seus campos de cultivo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.