A Crimeia é uma península – ou seja, um pedaço de terra que avança para o mar e é cercada de água em três lados. A península da Crimeia fica na costa norte do mar Negro, na Ucrânia, um país do leste europeu. O istmo Perekop, uma faixa de terra que liga a península ao continente, tem apenas 8 quilômetros de largura.

Estepes, ou pastos, cobrem a parte norte da Crimeia. Ao sul das estepes, os montes da Crimeia descem abruptamente até a costa do mar Negro. O clima na península é seco e ameno.

As estepes e as encostas dos montes da Crimeia são excelentes para a agricultura. Ali se desenvolve o cultivo de trigo, milho, algodão, flores, uvas e tabaco. Outra atividade econômica local é a mineração de mármore e calcário nas montanhas. O turismo é outro segmento importante da economia, e oferece uma concentração de spas na costa do mar Negro.

No século XIV, tártaros muçulmanos se estabeleceram na Crimeia. A Rússia tomou a península em 1783, mas perdeu parte do território na Guerra da Crimeia, que terminou em 1856. Em 1921, a Crimeia tornou-se parte da União Soviética, sendo incorporada à república soviética da Ucrânia. Após a independência da Ucrânia, em 1991, a Crimeia tornou-se uma república autônoma do país.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.