O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é uma reunião de grupos que ajudam as pessoas durante períodos de guerra e de tragédias naturais. Os grupos não são religiosos; no entanto, Cruz Vermelha é o nome usado principalmente nos países cristãos (a cruz é o símbolo do cristianismo) e Crescente Vermelho é a denominação usada nos países muçulmanos (uma lua crescente é o símbolo do islã).

Em todo o mundo, existem mais de 180 sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Existem, por exemplo, uma Cruz Vermelha Brasileira, uma Cruz Vermelha Portuguesa e um Crescente Vermelho Paquistanês. Cada grupo é independente e oferece seus próprios serviços. Dentre esses serviços estão ajuda médica, água, comida e abrigo para pessoas vitimadas por catástrofes naturais, como terremotos e enchentes, ou por guerras. Durante os períodos de paz, as sociedades ensinam primeiros socorros e normas de segurança. Muitas também mantêm bancos de sangue e hospitais.

O primeiro grupo da Cruz Vermelha foi criado na Suíça, por Jean-Henri Dunant, em 1863. Os voluntários começaram a usar uma cruz vermelha como identificação, e ela acabou virando o símbolo da instituição. Esse primeiro grupo acabou se transformando no Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em 1875. O CICV centraliza todos os grupos espalhados pelo mundo. Como esse comitê nunca toma partido em guerras e conflitos, a maioria dos países confia nele e costuma permitir que ele trabalhe em áreas onde outros grupos não são autorizados a atuar.

Jean-Henri Dunant foi um dos ganhadores do primeiro Prêmio Nobel da Paz, no ano de 1901, em reconhecimento por seu trabalho.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.