Délhi foi a capital de grandes impérios do sul da Ásia durante séculos. Hoje, divide-se em duas partes — Délhi (ou Velha Délhi) e Nova Délhi, capital da Índia. Ambas as partes integram o território da capital do país e ficam às margens do rio Yamuna.

Perfil urbano

Velha Délhi se desenvolveu ao longo de vários séculos. Essa área populosa tem ruas estreitas e sinuosas, mercados movimentados e muitas mesquitas e edifícios históricos. Entre suas atrações se encontram o belo Forte Vermelho e a Grande Mesquita, que foram construídos no século XVII com arenito vermelho e mármore branco.

Nova Délhi foi projetada no início do século XX por um arquiteto britânico. Ela tem ruas amplas e retas, muitos parques e numerosos edifícios governamentais.

Economia

Muitas pessoas em Délhi trabalham no governo e nos setores de educação, saúde e turismo. Há muito tempo a cidade é um centro comercial e de negócios do norte da Índia. Atualmente, também é um polo industrial. Fábricas locais produzem tecidos, eletrônicos, ferramentas e outros artigos.

História

Diversas cidades foram construídas e reconstruídas na área de Délhi ao longo do tempo. Um antigo poema cita uma cidade erguida no local há cerca de 3.500 anos.

Délhi foi capital durante uma série de governos muçulmanos, do século XII até meados do século XVI. Mais tarde, outro grupo muçulmano, a dinastia mogol, dominou o norte da Índia. Foi no século XVII, durante o Império Mogol, que começou a ser construída a cidade que é hoje a Velha Délhi.

A Grã-Bretanha dominou a Índia nos séculos XVIII e XIX, ocupando Délhi em 1803. Os ingleses começaram a construir Nova Délhi em 1912, e a cidade se tornou a capital da Índia britânica. Em 1947, a Índia declarou independência, mantendo Nova Délhi como capital. A população total do território da capital nacional é de 16.787.941 habitantes (censo de 2011), e sua área é de 1.483 km2.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.