Dacar é a capital e a maior cidade do Senegal, um país localizado na África ocidental. A cidade fica no cabo Verde, uma península que avança sobre o oceano Atlântico.

Dacar é um dos portos mais importantes da África ocidental e um centro industrial e de serviços. Há processamento de petróleo e indústrias alimentícias, cujas matérias-primas principais são o amendoim e os peixes. Existem também montadoras de caminhões e fábricas de tecidos, de fertilizantes e de remédios. O turismo é outra fonte de renda da cidade.

A ilha de Gorée, que fica logo ao sul de Dacar, foi usada pelos europeus como base para o comércio de escravos entre os séculos XVI e XIX. Os franceses fundaram Dacar em 1857.

A primeira ferrovia da África ocidental foi inaugurada em 1885, ligando Dacar à cidade de Saint Louis, no extremo norte do Senegal. Dacar logo se tornou um importante centro de cultivo e exportação de amendoim.

Em 1904, a cidade se tornou a capital das colônias francesas na região. Em 1960, o Senegal conquistou a independência, e Dacar passou a ser a capital do país. A cidade tem 3.035.470 habitantes, incluída a região metropolitana (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.