Dacca é a capital de Bangladesh, um país do sul da Ásia. A cidade fica junto ao rio Buriganga. É a maior cidade de Bangladesh e centro da indústria, educação e cultura do país.

A parte antiga de Dacca tem muitos prédios históricos e centenas de mesquitas. A Mesquita Estrela, construída no século XVIII, é decorada com telhas cintilantes dispostas em forma de estrela. Lalh Bagh é um forte inacabado do século XVII que abriga uma mesquita, um mausoléu e um museu.

Boa parte da população da cidade trabalha para o governo. Outras atividades que movimentam a economia são os bancos, a educação, serviços de saúde e construção civil. Há fábricas que produzem fibras e tecidos finos. Outras produzem borracha, joias, móveis e maquinário.

A cidade é habitada desde pelo menos o século I. No século XVII, o Império Mogol dominou a área e tornou Dacca a capital de uma província indiana. A cidade enriqueceu como um centro de comércio marítimo. Em 1704, os mogóis mudaram a capital para outra cidade, o que prejudicou a economia de Dacca. A Grã-Bretanha assumiu o controle da região em 1765.

Dacca tornou-se capital de uma província do Paquistão em 1947. Em 1971, essa província tornou-se o país independente de Bangladesh, e Dacca passou a ser sua capital. A população da cidade é de 7.423.137 habitantes (censo de 2011) e a da área metropolitana é de 17.598.000 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.