Damasco é a capital da Síria, um país do Oriente Médio, na Ásia. Uma das cidades mais antigas do mundo, há milênios é um importante centro de comércio. Hoje também é o centro de ensino e cultura da Síria. Damasco é dividida em duas partes, a cidade nova e a cidade antiga, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979.

A cidade é cercada pelo deserto, mas conta com bastante água, pois fica às margens do rio Barada. A única rota fácil através das montanhas do Antilíbano termina em Damasco.

Em Damasco, muitas pessoas trabalham no governo. Outras estão empregadas nos setores de educação, saúde, turismo e demais atividades de serviços. Há fábricas de alimentos processados, tecidos, produtos químicos, plásticos e maquinário.

Damasco tem no mínimo 5 mil anos. Na Antiguidade, muitos grupos lutaram para controlar a cidade e seu comércio.

Árabes muçulmanos conquistaram Damasco no ano de 635 d.C. Capital do mundo islâmico de 661 a 750, foi depois uma cidade importante sob vários impérios muçulmanos.

Os turcos dominaram Damasco do século XVI até o início do século XX, período em que a cidade se manteve como grande centro de comércio. Era ponto de parada das pessoas que, rumando para as cidades sagradas do islã, ali compravam seus suprimentos para a viagem.

A França assumiu o controle da Síria em 1920. Em 1946, o país tornou-se independente e Damasco ficou como sua capital. A cidade se desenvolveu muito durante o século XX. Na região metropolitana de Damasco vivem 2.574.000 pessoas (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.