Dardanelos é o nome de um estreito, ou braço de água, que liga o mar Egeu ao mar de Mármara, na Turquia. Ele também separa o continente europeu da ponta mais a oeste da Ásia Menor. O nome do estreito tem origem na antiga cidade de Dárdano. Na Antiguidade ele era chamado de Helesponto, que significa “mar de Hele”, em memória de uma princesa mitológica chamada Hele.

Outro estreito, chamado Bósforo, liga o mar de Mármara ao mar Negro. Juntos, o estreito de Bósforo e o estreito dos Dardanelos propiciam a única conexão marítima entre os territórios situados às margens do mar Negro e o restante do mundo. A península de Galípoli se estende no lado oeste do estreito e suas margens abrigam portos importantes da Turquia, como o de Galípoli, o de Eceabat e o de Çanakkale.

O estreito dos Dardanelos foi tomado pelos turcos em 1453, e continuou em poder deles até a Primeira Guerra Mundial. Após a derrota da Turquia, em 1917, tornou-se parte de uma zona neutra sob a administração da Liga das Nações. Em 1923, o Tratado de Lausanne devolveu a região para a Turquia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.