Na mitologia da Grécia antiga, Deméter era a deusa dos grãos e da agricultura. Ela era associada à deusa romana Ceres, porque ambas tinham muitas características em comum. Entre os símbolos que representam Deméter estão o milho e uma cesta cheia de grãos, flores e frutas.

Deméter era filha de Cronos e de Reia, que eram titãs. Os titãs eram gigantes que um dia governaram o mundo. Dizia-se que Deméter cuidava de todos os aspectos da agricultura, como a aragem, a plantação e a colheita. Na Grécia antiga, essas eram tarefas tipicamente femininas. Por isso, as mulheres gregas costumavam cultuar Deméter.

Os antigos gregos contavam uma história sobre Deméter para explicar a mudança das estações. A filha de Deméter era a bela Perséfone. Um dia, Hades, o deus do mundo subterrâneo, sequestrou Perséfone. Ele a levou para a terra dos mortos para ser sua rainha. Deméter ficou de luto. Por causa de sua enorme tristeza, ela não se preocupou em ajudar a colheita. Em consequência, nada brotou na Terra.

Zeus, o rei dos deuses, ordenou que Hades desistisse de Perséfone. Mas, enquanto estava no mundo subterrâneo, Perséfone comera uma fruta chamada romã; por isso, estava ligada à terra dos mortos para sempre. Então, todos os anos ela precisava voltar para Hades por um determinado período. Quando Perséfone partia, Deméter se recusava a permitir que qualquer coisa crescesse. O inverno se abatia sobre a Terra. Porém, quando Perséfone voltava, Deméter fazia todas as plantas florescer como forma de comemoração. Era a primavera.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.