Desmond Tutu é um líder religioso da África do Sul. Seus protestos ajudaram a dar fim às leis do apartheid na África do Sul. O apartheid foi um sistema de segregação racial que mantinha as pessoas negras separadas das brancas. Em 1984, Tutu recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho.

Juventude

Desmond Mpilo Tutu nasceu em 7 de outubro de 1931, em Klerksdorp, na África do Sul. Seu pai era professor do curso fundamental. Tutu formou-se pela Universidade da África do Sul em 1954.

Depois ensinou em uma escola durante três anos, e em seguida voltou para a faculdade a fim de estudar religião. Em 1961 tornou-se padre da Igreja Anglicana, e passou a ensinar religião na África do Sul e em Lesoto (outro país no sul do continente africano).

Carreira

Entre 1972 e 1975, Tutu trabalhou no Reino Unido para um grupo cristão chamado Conselho Mundial de Igrejas. Após esse período, retornou à África a fim de trabalhar para a Igreja Anglicana.

Entre 1978 e 1985, Tutu liderou o Conselho Sul-Africano de Igrejas. Durante essa época, costumava fazer manifestações não violentas contra as leis do apartheid. Esse sistema dificultava a vida dos negros, que não tinham os mesmos direitos dos brancos.

Em 1986, Desmond Tutu tornou-se arcebispo (o posto principal na Igreja Anglicana) da Cidade do Cabo, na África do Sul. Foi o primeiro negro a ocupar esse cargo. Em 1988, também tornou-se reitor (presidente) da Universidade do Cabo Ocidental, em Bellville, na África do Sul. Durante esse tempo todo, continuou a se manifestar contra o apartheid.

A segregação racial finalmente terminou, no começo dos anos 1990. Em 1995, Tutu liderou um comitê que investigou os crimes do apartheid. Ele se aposentou como arcebispo em 1996, mas continuou a ensinar.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.