O Dia do Trabalho é um feriado que homenageia os trabalhadores. A maioria dos países da Europa e o Brasil comemoram o Dia do Trabalho em 1° de maio. Nos Estados Unidos e no Canadá, é celebrado na primeira segunda-feira do mês de setembro e significa também o fim do verão.Todos os trabalhadores aproveitam esse dia de folga para comemorar tudo o que obtiveram graças a seu trabalho. O feriado também é marcado por desfiles e discursos, assim como manifestações políticas ou de sindicatos das diversas categorias de trabalhadores.

O Dia do Trabalho se originou de muitas manifestações reivindicatórias de direitos realizadas por trabalhadores de diferentes países, na segunda metade do século XIX. Na Europa, a ideia de convocar uma manifestação anual teve origem na França, em 1889, em uma reunião que exigia jornadas de trabalho que não ultrapassassem oito horas diárias.

Nos Estados Unidos, o Dia do Trabalho foi comemorado pela primeira vez em Nova York, no dia 5 de setembro de 1882. Nessa data, os trabalhadores desfilaram para mostrar sua unidade e o desejo de obter condições de trabalho mais justas. Em junho de 1894, o presidente Grover Cleveland assinou uma lei transformando o dia em feriado nacional. No mesmo ano, o Canadá tomou igual decisão.

No Brasil, o Dia do Trabalho foi instaurado em 1925 por decreto do presidente Artur Bernardes, e se tornou feriado nacional, comemorado em 1° de maio com comícios e festas populares. No governo de Getúlio Vargas, passou a ter manifestações organizadas pelos sindicatos e a ser usado simbolicamente pelo governo para anunciar o aumento anual do salário mínimo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.