Doha é a capital do Qatar, um país do Oriente Médio, na Ásia. A cidade fica ao longo de uma baía do golfo Pérsico. Doha é o principal porto e centro de negócios do Qatar.

A área de Doha começou a ser habitada há milhares de anos, desenvolvendo-se como pequena aldeia de pescadores. O local foi, por muitos anos, base dos piratas que navegavam no golfo Pérsico. Destruída em 1867 durante uma guerra, foi posteriormente reconstruída.

A Grã-Bretanha assumiu o controle do Qatar em 1916. Na década de 1930, foi descoberto petróleo na região. O Qatar utilizou parte da riqueza gerada pelo petróleo para modernizar Doha. Na década de 1970, o porto foi reconstruído para que grandes navios pudessem atracar ali. Em 1971, o Qatar tornou-se um país independente, tendo Doha como capital. A população da cidade, incluída a região metropolitana, é de 952.241 habitantes (censo de 2015).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.