Dublin é a capital da Irlanda, um país do oeste da Europa. A cidade fica junto ao mar da Irlanda e é cortada pelo rio Liffey.

Maior cidade irlandesa, é também o polo econômico e cultural do país. Abriga o Trinity College, fundado em 1592, que é a universidade mais antiga da Irlanda.

A economia local cresceu muito no início do século XXI. A maioria da população trabalha no setor de serviços, como turismo e bancos. A cidade é uma das maiores produtoras de softwares de informática da Europa. Há cervejarias e fábricas de eletrônicos, produtos alimentícios e medicamentos. A cidade também é o principal porto da Irlanda.

Dublin foi fundada por vikings originários da Dinamarca no século IX. Em 1014, um grupo irlandês tomou o controle da cidade, mas os ingleses passaram a dominar a Irlanda em 1170 e fizeram de Dublin o centro do governo inglês em terras irlandesas.

Em 1801, a Irlanda foi anexada à Inglaterra, à Escócia e ao País de Gales para formar o Reino Unido. Em consequência disso, os legisladores irlandeses passaram a se reunir em Londres, na Inglaterra, o que fez a cidade perder parte de sua importância.

Grupos irlandeses começaram a se rebelar contra o domínio inglês em meados do século XIX. Com frequência, Dublin foi palco de episódios violentos. Em 1921, a Irlanda tornou-se um país independente, mantendo Dublin como capital. A cidade tem 525.383 habitantes e em sua região metropolitana moram 1.186.159 pessoas (censo de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.