A Eslováquia é um pequeno país da Europa central. Sua capital é Bratislava. Entre 1918 e 1992, o país fez parte da Tchecoslováquia, que deixou de existir ao ser dividida em República Tcheca e Eslováquia. O país tem 5.424.000 habitantes (estimativa de 2015) e área de 49.034 km2.

Geografia

A Eslováquia compartilha fronteiras com a República Tcheca, a Polônia, a Ucrânia, a Hungria e a Áustria. O país não possui litoral. Os montes Cárpatos se estendem pelo norte. A região central tem montanhas menos altas. O rio Danúbio corre através das planícies do sudoeste. Os verões são amenos e os invernos são bastante frios.

Flora e fauna

As florestas cobrem quase metade do território eslovaco. Carvalhos, faias e píceas são comuns. Gramíneas e arbustos alpinos crescem nas áreas mais altas. Ursos, lobos, linces, gatos selvagens, lontras e martas (mamíferos carnívoros) vivem nas montanhas. Entre as muitas aves da Eslováquia, encontram-se o ganso selvagem e a garça.

População

Os eslovacos representam a maioria da população. O restante é formado principalmente por húngaros. O eslovaco é o principal idioma. Mais da metade da população se concentra nas cidades grandes e médias. A religião católica é a predominante.

Economia

Os serviços, incluindo os setores bancário e turístico, representam grande parte da economia. A indústria e a mineração também são importantes. As manufaturas fabricam artigos de metal, máquinas, farinha de trigo, combustíveis, papel e outros produtos. As minas fornecem ferro e carvão. As principais plantações são de trigo, beterraba e milho.

História

Tribos de povos eslavos se fixaram no território da Eslováquia por volta do século VI ou VII. Mais tarde, a Hungria conquistou a região. Em 1526, o Império Habsburgo, da Áustria, assumiu o controle da Hungria e da Eslováquia. Após 1867, a área passou a fazer parte do Império Austro-Húngaro. Em 1918, ao término da Primeira Guerra Mundial, a região eslovaca passou a integrar um novo país chamado Tchecoslováquia.

O país teve governo comunista entre 1948 e 1989. Após o final desse governo, a população eslovaca votou pela separação da Tchecoslováquia. A Eslováquia tornou-se um país independente em 1° de janeiro de 1993. Em 2004, passou a fazer parte da União Europeia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.