A Estátua da Liberdade está na baía de Nova York desde 1886 como um símbolo dos Estados Unidos. Ela já deu as boas-vindas a milhares de pessoas que chegaram ao país.

O monumento

A Estátua da Liberdade fica na ilha da Liberdade, perto da ponta sul da ilha de Manhattan, que faz parte da cidade de Nova York, nos Estados Unidos. A estátua tem cerca de 46 metros de altura. Se a base de concreto for incluída na conta, sua altura chega a 93 metros. A estátua é feita de finas folhas de cobre martelado apoiadas em uma estrutura de ferro.

O nome oficial da estátua é A Liberdade Iluminando o Mundo. A liberdade é representada na forma de uma mulher usando uma coroa. A luz vem da tocha que está em suas mãos.

Na base há um poema de Emma Lazarus, intitulado “O novo colosso”, que diz: “Mande-me os seus exaustos, os seus pobres, / As suas massas encurraladas ansiosas por respirar liberdade, / Os desafortunados rejeitados das suas costas apinhadas. / Envie para mim esses desabrigados, chacoalhados pelas tempestades, / Eu ergo a minha luz junto ao portal dourado!”

História

A estátua foi um presente do povo francês, em homenagem à amizade entre os dois países. Ela é uma criação do escultor francês Fréderic-Auguste Bartholdi, e sua construção foi terminada por trabalhadores em 1884. Ela foi então desmontada e enviada para os Estados Unidos, onde foi novamente montada.

Em 1924, a estátua se tornou monumento nacional. Em 1986, foi reformada para seu centésimo aniversário. Os operários consertaram as partes de metal e aplicaram uma nova camada de ouro na chama da tocha. Na base da estátua há um museu aberto à visitação.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.