Estocolmo é a capital da Suécia, um país do norte da Europa. É a maior cidade do país, além de ser seu centro cultural, educacional e comercial.

Estocolmo é famosa por sua beleza natural: ela se situa onde o lago Mälar encontra o mar Báltico e se espalha por diversas ilhas pequenas e pelo continente. As diferentes partes da cidade são ligadas por pontes.

A economia de Estocolmo é baseada principalmente em empresas de prestação de serviços e no governo. A cidade é um centro financeiro, de saúde, educação e pesquisa. Muitas empresas desenvolvem tecnologia para computadores e equipamentos de comunicação sem fio. Outras criam tecnologia para deixar o meio ambiente mais limpo. Outro setor importante é o da navegação, por causa do porto de Estocolmo.

Acredita-se que um governante sueco chamado Birger Jarl tenha fundado Estocolmo por volta do ano de 1250. A cidade se tornou um importante centro de comércio internacional.

Por muitos anos, a Dinamarca e a Suécia disputaram o controle sobre Estocolmo. Em 1523, Gustavo Vasa conquistou a cidade para a Suécia. Estocolmo tornou-se a capital oficial do país em 1634.

Em meados do século XVII, a cidade desenvolveu-se rapidamente. No século XVIII, tornou-se um grande centro das artes e das ciências. No século XIX, muitas ruas, parques e edifícios foram construídos. E, no final do século XX, diversos novos bairros foram criados na periferia da cidade. Sua população é de 864.324 habitantes (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.