Fidel Castro governou Cuba durante muitos anos. Ele implantou o comunismo no país. O regime concentrava muitos poderes nas mãos do líder cubano.

Infância e juventude

Fidel Castro nasceu em 13 de agosto de 1926, no povoado de Birán, no leste de Cuba. O pai era produtor de cana-de-açúcar. Na infância, Fidel conheceu de perto a condição dos camponeses. Mais tarde, como estudante de direito, entrou na luta política. Ele se formou em 1950 e passou a defender os pobres nos tribunais.

Revolucionário

Cuba era governada pelo ditador Fulgencio Batista. Corrupto e cruel com os adversários, Batista não era bem visto pelo povo cubano.

Fidel Castro e o irmão Raúl formaram um grupo de oposição à ditadura de Batista. Em 26 de julho de 1953, eles lideraram um ataque contra um quartel. A maioria dos participantes do ataque morreu. Os irmãos Castro foram presos. Depois de soltos, continuaram a combater o governo. Em 1° de janeiro de 1959, Batista fugiu de Cuba e Castro assumiu o poder.

Ditador

Fidel Castro promoveu muitas transformações em Cuba. O estado passou a controlar fábricas e fazendas. A oposição política foi suprimida. Importantes mudanças (na área da educação e da saúde, por exemplo) beneficiaram os mais pobres. Por outro lado, muitos cubanos deixaram o país. Várias tentativas de derrubar Fidel Castro, organizadas por exilados cubanos, fracassaram.

Durante muitos anos, Cuba contou com o apoio dos soviéticos. Com o fim da União Soviética, em 1991, a economia cubana entrou em crise. Algumas reformas econômicas foram então introduzidas. No início dos anos 2000, Fidel começou a apresentar problemas de saúde. Após uma delicada cirurgia em 2006, ele passou o governo ao irmão Raúl. Em 2008, deixou oficialmente o cargo de presidente do país. Fidel Castro morreu no dia 25 de novembro de 2016, em Cuba.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.