Localizado no sul do oceano Pacífico, Fiji é um país com cerca de trezentas ilhas. A população vive em apenas cem delas. A capital, Suva, fica na ilha de Viti Levu. Fiji tem 864.000 habitantes (estimativa de 2014) e a área total das ilhas é de 18.272 km2.

Geografia

As ilhas de Fiji são distribuídas por mais de 3 milhões de quilômetros quadrados. As montanhas se elevam abruptamente junto às costas das ilhas maiores — Viti Levu e Vanua Levu. Ao redor de muitas ilhas há recifes de corais. Todos os anos, Fiji tem uma estação quente e úmida e uma temporada mais fresca e seca.

Flora e fauna

As ilhas maiores têm florestas tropicais densas e pântanos de mangue no leste. Pastagens secas cobrem o oeste. A maioria dos animais de Fiji, como porcos, cachorros, gado bovino e cavalos, é domesticada, ou pertence às pessoas. Mangustos selvagens se alimentam das cobras e ratazanas das ilhas.

População

Os fijianos nativos são na maioria cristãos e representam cerca da metade da população. A maioria dos outros ancestrais da atual população veio da Índia. Entre os indianos, a maior parte é hindu, embora também haja alguns muçulmanos. O inglês, o fijiano e o hindi são os idiomas oficiais. Pouco mais da metade da população mora nas cidades, principalmente ao longo do litoral.

Economia

A principal atividade econômica de Fiji é o turismo. O país também produz vestuário, açúcar, peixes e ouro. A madeira e a água mineral são outros recursos importantes, mas a agricultura emprega a maioria da população. As principais plantações são de cana-de-açúcar, coco, inhame, mandioca, arroz, banana e batata-doce.

História

Os primeiros colonizadores de Fiji chegaram de outras ilhas do Pacífico há pelo menos 3.500 anos. Os britânicos exploraram o arquipélago no final do século XVIII. Fiji tornou-se uma colônia da Grã-Bretanha em 1874. Os britânicos levaram milhares de pessoas da Índia para trabalhar nas suas propriedades açucareiras.

Fiji conquistou a independência em 1970. Desde então, as tensões entre os fijianos nativos e os indianos provocaram várias mudanças no governo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.