Florence Nightingale foi uma pioneira na área da enfermagem. Ela aprimorou o atendimento a soldados doentes e feridos e tornou a enfermagem uma carreira respeitável para as mulheres.

Juventude

Florence Nightingale nasceu no dia 12 de maio de 1820, em Florença, na Itália, e cresceu na Grã-Bretanha. Seus pais eram ricos e, por isso, ela tinha uma vida confortável. Estudou diversos idiomas, história e matemática com seu pai, em casa.

Em 1850, Florence começou a estudar enfermagem. Naquela época, essa não era uma profissão muito respeitada. Mas, mesmo assim, ela sentia que tinha vocação para ser enfermeira.

Carreira

Em 1854, quando começou a Guerra da Crimeia, entre os russos e uma aliança formada por turcos, franceses e ingleses, Florence viajou para a Turquia a fim de cuidar dos soldados ingleses feridos. O hospital militar da Turquia estava em péssimas condições: tinha poucos suprimentos hospitalares e, além disso, era sujo e infestado de ratos e pulgas.

Florence assumiu o controle da situação e logo estava dirigindo o hospital. Muitas vezes, passava noites em claro cumprindo suas funções de enfermeira. Por isso, os soldados chamavam-na de “Dama do Lampião”. Depois da guerra, os ingleses passaram a considerá-la uma heroína.

Em 1857, Florence adoeceu. Passou quase todo o resto da vida em casa, mas continuou a trabalhar. Em 1860, fundou a Nightingale School for Nurses (Escola para Formação de Enfermeiras Nightingale). Foi a primeira escola em todo o mundo a treinar mulheres para se tornar enfermeiras profissionais. Florence Nightingale morreu no dia 13 de agosto de 1910, em Londres.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.