Fortaleza é a capital do estado do Ceará, na região Nordeste do Brasil. É a cidade natal do escritor José de Alencar, que, no romance Iracema, fez uma homenagem à formação do povo cearense.

Locais de interesse

Fortaleza é conhecida pela beleza de suas quinze praias e pelo fato de o sol brilhar na cidade em grande parte do ano. Entre as praias mais famosas estão a de Iracema, a do Futuro, a Meireles e a de Mucuripe.

Outro ponto conhecido da cidade é a Casa de José de Alencar, local de nascimento do romancista. Fica no bairro de Mecejana, que antes era cidade separada de Fortaleza. No local também é possível ver as ruínas do primeiro engenho do Ceará movido a vapor.

Economia

Grande parte da economia de Fortaleza está baseada no comércio. Os serviços voltados ao turismo também são importantes, uma vez que a cidade é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

Outro destaque de Fortaleza fica por conta de seu centro industrial. A produção da cidade está centrada, em especial, no ramo de calçados, roupas e demais produtos têxteis, além de artefatos de tecidos, couros e peles, alimentos e beneficiamento de minerais não metálicos.

História

Antes da chegada dos portugueses, o litoral do Ceará era habitado por tribos indígenas, como os tremembés, os potiguares, os anacés e os paiacus. A resistência desses índios impediu algumas tentativas de ocupação portuguesa na primeira metade do século XVII.

O território só foi ocupado oficialmente em 1612, quando Martins Soares Moreno fundou o Forte de São Sebastião. Mas o pouco interesse da coroa pelo Ceará permitiu que a região fosse invadida pelos holandeses, em 1637. Nessa época, Portugal era governado pelo rei da Espanha. Expulsos pelos índios em 1644, os holandeses retornaram em 1649 e construíram um forte às margens do rio Pajeú, o Forte de Schoonenborch.

Quando os portugueses (depois de terem se libertado da Espanha) finalmente expulsaram os holandeses, em 1654, o nome do forte foi mudado para Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Posteriormente, o povoado surgido ao redor da edificação recebeu o mesmo nome. Em 1726, o lugarejo tornou-se oficialmente Vila de Fortaleza e, em 1823, foi elevado à categoria de cidade.

Fortaleza tem 2.447.409 habitantes e é a cidade principal da região metropolitana conhecida como Grande Fortaleza, que reúne quinze municípios e tem uma população de 3.655.259 habitantes (censo de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.