Francisco Pizarro foi um explorador e aventureiro espanhol. Conquistou o Império Inca, uma civilização avançada da América do Sul, e fundou a cidade de Lima, hoje capital do Peru.

Filho de um militar, Pizarro nasceu em Trujillo, na Espanha, por volta de 1475. Quando jovem, explorou a América Central.

Depois de ouvir histórias sobre o extenso e rico império erguido na América do Sul, em 1523 planejou conquistar o território inca para a Espanha. Poucas pessoas acreditaram que a empreitada seria bem-sucedida. As primeiras expedições realmente fracassaram, mas em 1531 Pizarro chegou às terras incas, hoje pertencentes ao território peruano.

Em 15 de novembro de 1531, Pizarro e seus homens entraram na cidade inca de Cajamarca. Superiores em armas, facilmente derrotaram os incas. Apossaram-se do ouro e da prata e mataram o imperador. Em seguida, conquistaram todo o território que constitui o atual Peru.

Em 1535, Pizarro fundou a cidade de Lima, que se tornou o centro do novo governo. Em 26 de junho de 1541, no entanto, depois de divergências com o explorador espanhol Diego de Almagro, Pizarro foi assassinado.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.