Franklin Delano Roosevelt foi o 32° presidente dos Estados Unidos e ficou no cargo por doze anos: elegeu-se quatro vezes consecutivas, a partir de 1932. Roosevelt estava no comando quando o país passou por duas de suas maiores crises no século XX: a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.

Juventude

Franklin Delano Roosevelt nasceu em 30 de janeiro de 1882, em Hyde Park, no estado de Nova York. Seus pais, James e Sara Delano Roosevelt, eram ricos, e ele era filho único. Em 1900, ele entrou para a Universidade Harvard, onde conheceu Eleanor Roosevelt, uma prima distante e sobrinha do ex-presidente Theodore Roosevelt. Eles se casaram em 1905 e tiveram seis filhos. Após formar-se em Harvard, Franklin frequentou a Faculdade de Direito da Universidade Colúmbia. Nessa ocasião, ele trabalhava num escritório de advocacia de Nova York.

Carreira política

Em 1910, Roosevelt foi eleito senador pelo Partido Democrata por Nova York. Em 1912, o presidente Woodrow Wilson colocou-o no cargo de secretário-adjunto da Marinha. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Roosevelt ajudou a liderar a Marinha na vitória sobre as forças navais alemãs. Em 1920, concorreu à vice-presidência, mas os democratas perderam as eleições.

Em 1921, Roosevelt contraiu poliomielite, doença que o deixou paralítico da cintura para baixo. Nos anos que se seguiram ele já conseguia andar um pouco, com o auxílio de uma bengala e de um aparelho ortopédico nas pernas, mas costumava usar mais a cadeira de rodas.

Em 1928 e 1930, foi eleito governador de Nova York. Quando a Grande Depressão teve início, Roosevelt apresentou programas para ajudar pessoas desempregadas.

Presidência

O Partido Democrata escolheu Roosevelt para concorrer à presidência do país em 1932. Com o agravamento da crise, ele prometeu um new deal (“novo pacto” em tradução literal, um plano de governo criado para a recuperação econômica e social) a milhões de pessoas pobres. Obteve uma vitória fácil sobre seu oponente republicano, o presidente Herbert Hoover.

Quando tomou posse da presidência em março de 1933, cerca de 13 milhões de pessoas estavam desempregadas nos Estados Unidos. Roosevelt começou seus programas do New Deal garantindo que os bancos não quebrassem e criando empregos. Em 1935, o Congresso aprovou a Lei de Seguridade Social, que dava auxílio a pessoas desempregadas, deficientes e idosas.

Roosevelt foi reeleito sem dificuldades em 1936. No início de seu segundo mandato, no ano seguinte, a economia do país já tinha se recuperado bastante. Em 1938, o New Deal chegava ao término.

Em 1939, eclodiu na Europa a Segunda Guerra Mundial. Numa sessão especial solicitada por Roosevelt, o Congresso concordou em enviar armas para o Reino Unido e para a França. Em 1940, Roosevelt tornou-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a concorrer a um terceiro mandato e vencer.

Em 7 dezembro de 1941, o Japão bombardeou as bases militares americanas em Pearl Harbor, no Havaí. O ataque-surpresa foi o que levou os Estados Unidos a entrar na guerra, aliando-se com o Reino Unido contra o Japão, a Alemanha e a Itália.

Roosevelt e o líder britânico Winston Churchill trabalharam juntos no esforço de guerra. Depois, o líder soviético Ossip Stálin aliou-se a eles. Franklin Roosevelt e outros líderes mundiais começaram a planejar a Organização das Nações Unidas (ONU), uma organização internacional, com o intuito de manter a paz mundial. Apesar da saúde fraca, Roosevelt conseguiu eleger-se para o quarto mandato, em 1944.

Morte

Em 12 de abril de 1945, Roosevelt morreu enquanto descansava na sua casa de campo, em Warm Springs, no estado da Geórgia. O vice-presidente Harry S. Truman assumiu o cargo. Cinco meses depois, a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.