Gaborone é a capital e a maior cidade de Botsuana, um país do sul da África. Também é o centro educacional, empresarial e financeiro do país.

Sua economia baseia-se nos serviços e no comércio. Várias empresas locais trabalham com diamantes, o principal produto de Botsuana.

Gaborone é relativamente nova. Em 1887, os britânicos construíram um forte próximo ao local em que a cidade se formou. Naquela época, a Grã-Bretanha dominava o país, então chamado Bechuanalândia. Em 1964, foi construída uma cidade perto do forte para ser a nova capital da Bechuanalândia, que se tornou um país independente em 1966, com o nome de Botsuana. Gaborone foi designada capital. A população da cidade é de 231.592 (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.