Giovanni da Verrazzano foi um explorador italiano que trabalhou para o governo francês e explorou a costa atlântica da região que hoje são os Estados Unidos. Ele foi o primeiro europeu a ver a baía de Nova York.

Verrazzano nasceu perto de Florença, na Itália, e quando adulto mudou-se para a França. Ele foi ao mar em navios franceses e fez várias viagens ao Oriente Médio.

Em 1524, Verrazzano comandou um navio que atravessou o oceano Atlântico. Como muitos outros exploradores europeus, ele procurava algo que não existia: uma rota mais curta para a Ásia pelo Ocidente. Desembarcou no cabo do Medo, situado na atual Carolina do Norte. Inicialmente navegou para o sul, mas pouco tempo depois foi para o norte, a fim de evitar um encontro com os espanhóis.

Não demorou a encontrar a baía de Nova York. Ele navegou por um canal marítimo estreito que separava duas partes de Nova York, hoje conhecidas como Long Island e Staten Island. Verrazzano então explorou o atual Rhode Island e topou com indígenas americanos. Ele foi até a Terra Nova antes de voltar para a Europa. Verrazzano reivindicou para a França a posse de todas as terras que descobriu. Mais tarde, os franceses fundaram colônias na região norte das terras que ele reivindicou.

Verrazzano fez ainda duas outras viagens à América. Em 1527, comandou navios que partiram para a América do Sul, retornando com uma carga de madeira valiosa. No ano seguinte zarpou para a Flórida, as Bahamas e, finalmente, as ilhas do mar do Caribe (ou das Antilhas). Sua viagem terminou quando foi capturado e morto pelo povo caraíba (ou caribe). A ponte Verrazzano-Narrows, que atravessa parte da baía de Nova York, recebeu esse nome em sua homenagem.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.