Goiânia é a capital do estado de Goiás, na região Centro-Oeste do Brasil. Foi oficialmente inaugurada em 1942, mas o governo estadual já estava lá implantado desde 1937.

Geografia

Goiânia fica a 700 metros de altitude, na chamada zona do Mato Grosso de Goiás. Está localizada sobre um chapadão da bacia do rio Paranaíba, quase que totalmente plana.

É cortada, em sua área urbana, pelo rio Meia Ponte, afluente do rio Paranaíba. Há também vários córregos.

Tem clima tropical úmido, com muita chuva de outubro a abril. De maio a setembro, é o período mais seco.

É uma cidade com muitas áreas verdes e parques, que somam 30 por cento de seu território. A vegetação natural é típica do Cerrado: plantas rasteiras e árvores esparsas e com tronco retorcido. É considerada a área urbana mais arborizada do país.

População

Na década de 1930, a região onde seria construída a cidade de Goiânia abrigava apenas alguns grupos indígenas e grandes fazendas de gado. A população era estimada em apenas 800 pessoas. Assim, as migrações tiveram papel importante no povoamento da cidade. Sua construção, a partir de 1933, atraiu brasileiros de outros estados, que chegavam atrás de trabalho.

No final da década de 1950, Goiânia também recebeu migrantes que chegaram ao Centro-Oeste para trabalhar na construção de Brasília, situada a 207 quilômetros de distância.

Na década de 1970, a capital de Goiás recebeu nova leva de migrantes, dessa vez originários do próprio estado. É que a modernização da agricultura passou a exigir menos trabalhadores no campo, e muitas pessoas se mudaram para a zona urbana de Goiânia. Esperavam conseguir na capital melhores condições de vida.

No início do século XXI, a capital de Goiás continuava a receber muitos migrantes, vindos especialmente do Norte e do Nordeste do país. Com uma população crescente, a cidade tem-se expandido para muito além do traçado original.

Economia

A base da economia goiana é o setor de serviços, especialmente o comércio de produtos agrícolas e pecuários produzidos na região. Houve grande desenvolvimento industrial, com a implantação de novas empresas e indústrias nos últimos anos. Muitas delas beneficiam produtos agrícolas (arroz, algodão) e produzem óleos vegetais, sendo portanto dependentes das atividades agrícolas. Há também indústrias gráficas, metalúrgicas e de móveis.

História

A cidade de Goiânia foi construída entre 1933 e 1942 especialmente com o objetivo de substituir a antiga capital, chamada Goiás, em decadência e distante das áreas mais dinâmicas da economia goiana, com uma geografia que dificultava sua expansão, pois ficava em área de mineração. Além disso, o abastecimento de água e o serviço de eletricidade eram precários.

A construção da nova capital atendia ao propósito de aumentar a ocupação da região Centro-Oeste do país, praticamente desabitada.

O traçado da nova capital foi planejado em três setores: um para as atividades industriais e comerciais (zona Norte), outro para as residências (zona Sul) e um terceiro para os prédios da administração pública, entre outras finalidades. O projeto foi de Atílio Correia Lima, que reservou grande espaço para áreas verdes. Goiânia tem mais de vinte parques e um bosque, o dos Buritis.

Boa parte dos primeiros prédios de Goiânia inspirou-se no estilo denominado art déco (arte decorativa), com o uso de formas geométricas. Um exemplo é a Estação Rodoviária Praça do Trabalhador, no centro da cidade. Vários prédios e monumentos goianos foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tornaram-se assim construções protegidas por lei.

Atualmente, Goiânia tem 1.301.892 habitantes e é sede de uma região metropolitana com treze municípios e 2.173.006 habitantes (censo de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.