Uma grande maravilha natural, a Grande Barreira de Coral (também conhecida como Grande Barreira de Recifes) é o maior recife de coral da Terra. Uma barreira de recifes é uma formação de corais comprida e estreita que se estende paralelamente à linha costeira de um território cuja maior parte fica submersa. A Grande Barreira de Coral fica no mar de Coral, na costa nordeste da Austrália. Tem uma extensão de 2 mil quilômetros de norte a sul.

A Grande Barreira de Coral é uma atração turística e um ambiente marinho protegido. Ali a vida marinha é extraordinária. Ela se formou ao longo de milhões de anos a partir dos esqueletos de milhões de pequenos corais. Existem pelo menos trezentos tipos de corais duros no recife. Outros animais incluem esponjas, anêmonas, minhocas, caracóis, lagostas, lagostins, camarões, águas-vivas e mexilhões. Determinados tipos de algas dão uma coloração púrpura à orla que circunda o recife. Também há mais de duzentos tipos de aves e mais de 1.500 espécies de peixes, muitos de cores brilhantes e formas incomuns.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.