Os Grandes Lagos são cinco grandes lagos no leste da América do Norte. São eles o lago Superior, o Michigan, o Huron, o Erie e o Ontário. Juntos, os Grandes Lagos ocupam uma superfície de cerca de 246.000 quilômetros quadrados, formando a maior área conectada de água doce na Terra.

O lago Michigan é o único dos Grandes Lagos situado inteiramente nos Estados Unidos. Os outros quatro formam uma fronteira natural entre o Canadá e os Estados Unidos. O Superior é o maior e o mais profundo. O Ontário é o menor. O Erie é o mais raso e o Huron é o que tem o litoral mais extenso.

Os Grandes Lagos afetam o clima da área circundante. Eles absorvem grande quantidade de calor no verão. No inverno, liberam calor na atmosfera. Em consequência disso, as terras mais próximas dos lagos têm verões mais frescos e invernos mais quentes do que as áreas distantes do interior. Grandes partes dos lagos congelam durante o inverno.

Os Grandes Lagos são importantes para a economia da América do Norte. As principais cidades da região são Milwaukee, em Wisconsin; Chicago, em Illinois; Cleveland, em Ohio; Detroit, em Michigan; e Toronto, em Ontário. Navios carregam minério de ferro, carvão, cereais e produtos manufaturados de uma cidade para outra. O rio São Lourenço, que compreende uma via fluvial formada por canais e comportas, liga os Grandes Lagos com o oceano Atlântico. Os lagos também fornecem água para as cidades vizinhas.

A pesca já foi uma atividade importante nos lagos. Contudo, a poluição e outros fatores causaram seu colapso. Atualmente, apenas alguma pesca comercial subsiste, e a esportiva é mais comum.

Os Grandes Lagos são áreas de recreação muito concorridas, com barcos a motor e veleiros navegando em suas águas, e contam com muitas praias ao longo das margens.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.