Guadalupe é um departamento ultramarino (um tipo de província) que pertence à França. Constituído por um grupo de ilhas no mar do Caribe, tem 404.000 habitantes (estimativa de 2015) e área de 1.630 km2. Suas duas maiores ilhas são Basse-Terre e Grande-Terre. A capital também se chama Basse-Terre.

Geografia

As duas ilhas principais de Guadalupe ficam ao norte da Dominica. Separadas pelo estreito rio Salée, elas formam, no mapa, a figura de uma borboleta. Basse-Terre é montanhosa, ao passo que Grande-Terre é mais plana. Ilhas menores, chamadas Marie-Galante, La Désirade e Saint-Barthélemy, além do pequeno grupo das ilhas Saintes e da porção norte da ilha de Saint-Martin, também fazem parte de Guadalupe. O clima é quente o ano inteiro, e há uma estação chuvosa.

Flora e fauna

Florestas de mogno, castanheiro e pau-ferro cobrem grande parte de Basse-Terre. Grande-Terre teve suas florestas derrubadas. As águas quentes das ilhas abrigam lagostas, polvos, bodiões e arraias. Iguanas, quatis, roedores chamados agutis e diversas aves vivem em terra.

População

Os guadalupenses são, na maioria, crioulos — ou seja, mestiços de africanos e europeus. Minorias são formadas por negros e por mestiços de imigrantes do leste asiático e da França. O francês é o idioma principal e a religião católica predomina. Quase todos os habitantes vivem em cidades nas ilhas principais.

Economia

Guadalupe depende de recursos financeiros e de alimentos da França. Muitas pessoas trabalham no governo. Outra atividade econômica importante é o turismo. As ilhas produzem banana, açúcar, rum e cimento.

História

Os índios caraíbas expulsaram os aruaques das ilhas antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1493. Negociantes franceses fundaram uma colônia nelas, no século XVII. Os franceses dominaram os caraíbas (que foram extintos) e levaram africanos para trabalhar como escravos nas ilhas. Em 1946, a França transformou a colônia de Guadalupe em um departamento, que é administrado por dois conselhos (um regional e outro geral) e conta com representantes na assembleia legislativa da França.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.