Hanói é a capital do Vietnã, um país do sudeste da Ásia. É uma grande cidade situada junto ao rio Vermelho, na confluência de outros rios e lagos (seu nome quer dizer “Entre Rios”).

A economia de Hanói depende de indústrias e de serviços como o turismo. As fábricas da cidade produzem alimentos, aparelhos elétricos e tecidos, entre outros bens. A capital também é um grande centro universitário e cultural.

A região de Hanói é povoada desde a Antiguidade. A cidade é sede de governo há muito tempo. De 1010 a 1802, foi a capital do Vietnã. No final do século XIX, o exército francês tomou o poder do país e, em 1902, Hanói foi escolhida para ser a capital da Indochina Francesa (a reunião das colônias da França no sudeste asiático).

O Vietnã retomou a independência em 1954, mas logo foi dividido em dois: o Vietnã do Norte (comunista) e o Vietnã do Sul (capitalista). Hanói passou a ser a capital do Vietnã do Norte. A partir de 1961, os dois países se enfrentaram na Guerra do Vietnã. Os Estados Unidos entraram na guerra, apoiando o Vietnã do Sul, e os bombardeios americanos causaram muitos estragos em Hanói. A guerra acabou em 1975, com a vitória do Vietnã do Norte.

Em 1976, o Vietnã do Sul e o Vietnã do Norte se reuniram e voltaram a formar um único país. Hanói tornou-se a capital do Vietnã unificado. A cidade tem 2.644.536 habitantes (estimativa de 2009).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.