Havana é a capital de Cuba, um país que ocupa a maior ilha do mar do Caribe (ou mar das Antilhas), na América Central. Maior cidade da região caribenha, Havana é conhecida por suas inúmeras construções coloniais, da época em que Cuba pertencia à Espanha, situadas na chamada Habana Vieja. A cidade fica em uma baía com um porto protegido.

Havana é o principal porto do país. É também o centro industrial e comercial de Cuba. A cidade tem estaleiros, nos quais se constroem navios, e fábricas de produtos químicos, de alimentos processados e de tecidos. Os charutos de Havana são mundialmente conhecidos. O turismo é uma importante fonte de renda para a cidade.

Os conquistadores espanhóis apossaram-se de Cuba no começo do século XVI e fundaram Havana em 1519. Mais tarde, a cidade se tornou a principal base naval da Espanha na América. Nos séculos XVIII e XIX, passou a ser um importante porto de comércio.

Em 1898, Cuba conseguiu a independência, e Havana foi designada capital do país. A cidade era conhecida por sua animada vida noturna e por seus cassinos. Até 1959, era um lugar de férias muito apreciado pelas pessoas ricas de Cuba e dos Estados Unidos.

Em 1959, Fidel Castro tomou o poder em Cuba. Os Estados Unidos desaprovaram o novo governo, e os americanos pararam de viajar para Havana. Castro se dedicou mais à melhoria das condições de vida no campo do que nas cidades, investindo principalmente em educação e saúde. O casario antigo de Havana entrou em decadência. Contudo, a partir de 1993, com a criação da Oficina del Historiador de la Ciudad, órgão autônomo não estatal que tem 10 mil colaboradores, entre eles duzentos arquitetos, centenas de prédios de Habana Vieja foram recuperados.

Havana tem 2.117.343 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.