A Inglaterra teve oito reis chamados Henrique. O último deles, Henrique VIII, é lembrado por haver se casado seis vezes e por ter rompido com a Igreja Católica.

Henrique VIII nasceu na Inglaterra, em 28 de junho de 1491. Ainda não tinha 18 anos quando se tornou rei, em 1509. No mesmo ano, casou-se com Catarina de Aragão. Ela deu à luz seis crianças, mas apenas uma, Maria, viveu até a idade adulta.

Henrique queria um filho homem para herdar o trono e acreditava que uma nova esposa pudesse lhe dar um herdeiro. Na época, o rei e quase toda a população da Inglaterra eram católicos. Contudo, em 1527, o papa recusou-se a aceitar a anulação do casamento de Henrique e Catarina. O rei queria poder se casar com outra mulher para tentar ter um filho homem. Então, cortou os laços com a Igreja Católica e assumiu a chefia da nova Igreja da Inglaterra, que recebeu o nome de Igreja Anglicana. Aqueles que se mantiveram católicos foram reprimidos e perseguidos.

O rei logo se casou com Ana Bolena, mas teve com ela apenas uma filha, chamada Elizabeth. Em 1536, o rei mandou que Ana fosse decapitada e, alguns dias depois, se casou com Jane Seymour. Ela deu à luz Eduardo, o herdeiro que Henrique tanto queria, e em seguida morreu.

Henrique então casou-se com uma princesa alemã, Ana de Cleves. Não demorou para que se divorciasse dela. Em 1540, desposou Catarina Howard. Assim como fez com Ana Bolena, mandou executá-la. Em 1543, casou-se com sua sexta mulher, Catarina Parr, que conseguiu ficar viva até depois da morte dele.

Henrique VIII morreu em 28 de janeiro de 1547. Durante seu reinado uniu a Inglaterra e o País de Gales, além de ter tomado posse da Irlanda. Três de seus filhos — Eduardo, Maria e Elizabeth I — mais tarde se tornaram rei e rainhas da Inglaterra.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.