Ho Chi Minh foi um poderoso líder do Vietnã durante um período conturbado da história desse país. Ele lutou para tornar o Vietnã um país unido, independente e comunista. Depois de sua morte, seu sonho se tornou realidade. E, em sua homenagem, a cidade de Saigon teve o nome mudado para Cidade Ho Chi Minh.

Primeiros anos

Ho Chi Minh nasceu em 19 de maio de 1890, em Hoang Tru, no Vietnã. Seu nome de registro era Nguyen Sinh Cung. O Vietnã fazia, então, parte da Indochina Francesa (colônia da França que ainda incluía o Camboja e o Laos). Ainda jovem, foi marinheiro e viajou bastante.

Carreira

Quando morou em Paris, na França, Ho Chi Minh tornou-se comunista. O comunismo é um sistema político que dá prioridade aos trabalhadores.

Em 1930, ele ajudou a organizar o Partido Comunista do Vietnã. O governo francês não queria que morasse mais no Vietnã, e ele foi viver em outros países. Por volta de 1940, começou a utilizar o nome Ho Chi Minh, que quer dizer “aquele que ilumina”.

Em 1940, na Segunda Guerra Mundial, os japoneses tomaram o Vietnã dos franceses. No fim da guerra (1945), os Estados Unidos derrotaram o Japão. Ho Chi Minh declarou a independência do Vietnã em 2 de setembro de 1945. Entretanto, os franceses logo tomaram de volta a região sul do país. O exército de Ho Chi Minh finalmente derrotou os franceses em 1954. Contudo, a ex-colônia acabou sendo dividida em dois países, o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul.

Ho Chi Minh foi presidente do Vietnã do Norte, enquanto um anticomunista era presidente do Vietnã do Sul. Ho Chi Minh queria reunificar as duas partes do país. A partir de 1959, ele apoiou a rebelião comunista no Vietnã do Sul. Os dois países se enfrentaram então em um conflito conhecido como Guerra do Vietnã.

Morte e legado

Ho Chi Minh morreu em 2 de setembro de 1969, ainda durante a Guerra do Vietnã. Em 1975, os comunistas venceram a guerra, mesmo com o apoio dos Estados Unidos ao Vietnã do Sul. Mudaram então o nome de Saigon, capital do Vietnã do Sul, para Cidade Ho Chi Minh.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.