Situada na costa sudeste da China, Hong Kong é uma região administrativa especial da República Popular da China. Mantém relativa independência do país em todas as áreas, menos nos assuntos de política externa e de defesa. Seu porto de águas profundas é valioso para a navegação.

A região administrativa abrange as ilhas de Hong Kong e de Lantau, a península de Kowloon e cerca de duzentas pequenas ilhas. Os chamados Novos Territórios, ao norte da península de Kowloon, também fazem parte de Hong Kong. Em Vitória, na ilha de Hong Kong, fica a sede do governo e o centro empresarial da região.

Hong Kong tem uma cultura mesclada. O povo celebra feriados tanto do Oriente (como o Ano-Novo lunar ou chinês) quanto do Ocidente (como o Natal). Muitas pessoas falam inglês fluentemente, além do chinês.

A economia de Hong Kong baseia-se nos setores financeiro e bancário, bem como no comércio internacional. O turismo e a pesca também são importantes. Além disso, a região é um centro produtor de filmes, com destaque para os filmes de artes marciais.

A ocupação de Hong Kong começou há mais de 3 mil anos. Em 1821, comerciantes britânicos começaram a usar o porto local. A Grã-Bretanha e a China travaram várias guerras em meados do século XIX. Os britânicos saíram vencedores e mantiveram o controle de Hong Kong por 99 anos.

Em 1984, britânicos e chineses assinaram um acordo para que Hong Kong voltasse ao domínio da China. Os chineses concordaram em tornar Hong Kong uma região administrativa especial. Isso significa que Hong Kong não segue as leis nem o sistema político do restante da China. O controle de Hong Kong voltou de fato à China em 1997. Sua população é de 7.292.000 habitantes (estimativa de 2015) e sua área é de 1.104 km2.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.