Iaundé é a capital da República dos Camarões, um país do centro-oeste da África. A cidade fica em uma região montanhosa, entre os rios Nyong e Sanaga. Situada a 726 metros de altitude, é a segunda cidade do país em importância e população (a maior é Douala).

Iaundé abriga vários institutos de pesquisa e escolas de alto nível. A cidade é um centro comercial, financeiro e de transportes e comunicações, além de outros serviços. As indústrias produzem madeira para construção, cigarros e alimentos.

A cidade foi fundada em 1888, quando a Alemanha colonizou Camarões. No começo do século XX, com a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, a França passou a dominar a região. Iaundé foi capital da colônia francesa, exceto por um período nos anos 1940. Em 1960, Camarões tornou-se independente, e a cidade continuou sendo a capital do país. Iaundé tem 1.810.000 habitantes (estimativa de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.