A Idade da Pedra foi uma fase da Pré-História em que os seres humanos faziam e usavam ferramentas de pedra. Nos primórdios de sua existência, há cerca de 2 milhões de anos, os seres humanos começaram a usar pedras como ferramentas simples, e até cerca de 10 mil anos atrás eles usavam principalmente ferramentas de pedra. Mas a Idade da Pedra começou e terminou em épocas diferentes nas várias partes do mundo, porque cada região foi se desenvolvendo em ritmo diferente.

Os cientistas dividem essa era da humanidade em dois períodos principais: o Paleolítico e o Neolítico. Às vezes eles acrescentam entre os dois um outro período, chamado Mesolítico.

Período Paleolítico

“Paleolítico” significa “antiga Idade da Pedra”. No início do Período Paleolítico, os seres humanos usavam pedras para fazer suas ferramentas de corte, que não mudaram muito durante milhares de anos. Depois os homens aprenderam a lascar pedacinhos de pedra, e então passaram a fazer ferramentas melhores, como raspadeiras e formões. Quarenta mil anos atrás, eles começaram a prender lâminas de pedra em cabos feitos de osso ou chifre.

Alguns povos do Paleolítico viviam em cavernas. Outros viviam sob coberturas de rocha ou ao relento, alimentando-se com as plantas silvestres que colhiam e os animais que caçavam com a ajuda das suas ferramentas. Para encontrar comida eles se deslocavam em grupos de acordo com a estação. Mais para o final do Paleolítico, alguns grupos faziam esculturas pequenas com argila, pedra ou osso. Outros pintavam ou entalhavam desenhos em rochas ou nas paredes das cavernas.

Período Neolítico

“Neolítico” significa “nova Idade da Pedra”. O Período Neolítico começou cerca de 10 mil anos atrás. Durante esse período, as pessoas lascavam e poliam a pedra para fazer ferramentas mais úteis. Além disso, passaram a cultivar a terra e a domar animais. Começaram a se fixar em aldeias. Aprenderam a fazer cerâmica, a fazer tecidos e a fabricar cestos.

O modo de vida do Neolítico apareceu primeiramente no sudoeste da Ásia. Ao longo de muitos milhares de anos disseminou-se para o norte, chegando à Europa, e para o leste, até a Índia e a Ásia oriental. Nessa mesma época, os povos das Américas também desenvolveram, por seu lado, as habilidades do Neolítico.

Fim da Idade da Pedra

Cerca de 5 mil anos atrás já se faziam ferramentas de bronze (mistura de cobre e estanho) na Grécia e na China. Esse avanço marcou o final da Idade da Pedra e o início da Idade do Bronze. Em outras partes do mundo, a Idade do Bronze começou mais tarde. Alguns lugares nunca tiveram uma Idade do Bronze. Nas Américas, por exemplo, o desenvolvimento da agricultura e das cidades encerrou a Idade da Pedra.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.