A Idade do Bronze foi um período, na história remota dos homens, em que ocorreu o desenvolvimento de ferramentas feitas de bronze. O bronze é uma liga metálica dura e amarelada, obtida pela mistura de cobre e estanho. A Idade do Bronze teve início em alguns lugares por volta de 5 mil anos atrás. Em outras regiões, começou mais tarde. O uso do bronze fez a sociedade humana avançar em muitas áreas.

Antecedentes

Os primeiros seres humanos viveram durante a Idade da Pedra. Nessa época, as ferramentas e as armas eram feitas de pedra. Por volta do ano 6500 a.C., as pessoas aprenderam a confeccionar ferramentas e outros objetos de cobre. O uso do cobre se espalhou a partir de onde hoje é a Turquia para o Oriente Médio e a Europa.

Foi provavelmente por acidente que o homem aprendeu a misturar estanho e cobre para obter o bronze. Em alguns lugares, estanho e cobre aparecem naturalmente misturados no solo. Quando os antigos metalúrgicos (pessoas que trabalhavam o metal) derreteram a mistura desses dois metais, acabaram formando o bronze.

O bronze se parece com o cobre, mas é mais duro e melhor para fazer ferramentas, armas e utensílios.

Acontecimentos da Idade do Bronze

A Idade do Bronze começou na Grécia e na China por volta do ano 3000 a.C. A cultura da Idade do Bronze também se desenvolveu na Mesopotâmia (atual Iraque), no Egito e no vale do rio Indo (onde hoje fica o Paquistão), chegando à Grã-Bretanha por volta de 1900 a.C. As civilizações que viviam fora da Europa, do norte da África e da Ásia não tiveram Idade do Bronze.

No início, apenas pessoas ricas podiam comprar o bronze. Por um longo período, fazendeiros e artesãos continuaram usando ferramentas de pedra, pois eram mais baratas. Mas, com o tempo, cada vez mais pessoas passaram a trabalhar com metais. Metalúrgicos, artesãos e fazendeiros encontravam-se nas cidades para vender suas mercadorias. Esse comércio, além de duas outras invenções — a roda e o arado puxado por bois —, foi fundamental no desenvolvimento das civilizações da Idade do Bronze.

Por volta de 1200 a.C., o homem aprendeu a usar o ferro para confeccionar ferramentas. Esse fato marcou o fim da Idade do Bronze e o início da Idade do Ferro.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.