A Idade do Ferro foi um período nos primórdios da história da humanidade em que as pessoas começaram a usar instrumentos e armas feitos de ferro. A Idade do Ferro começou e terminou em épocas distintas e em lugares diferentes. A primeira Idade do Ferro aconteceu no Oriente Médio e no sul da Europa, por volta de 1200 a.C.

Contexto histórico

Os primeiros seres humanos viveram durante a Idade da Pedra. Nesse período, os povos faziam ferramentas e de pedra. Mais tarde, aprenderam a produzi-las com cobre e com bronze (uma mistura de cobre e estanho). Esse período é conhecido como Idade do Bronze. A Idade do Ferro começou quando as pessoas aprenderam a extrair ferro das pedras, usando um fogo muito intenso. O ferro era melhor que o bronze para fazer ferramentas e armas, porque era mais duro e resistente.

Eventos da Idade do Ferro

O conhecimento de como extrair ferro das pedras e de como fazer ferramentas de ferro difundiu-se rapidamente do Oriente Médio para o Egito e a Grécia. Com o passar do tempo, a Idade do Ferro chegou também à África ocidental, ao norte da Europa, à Índia e ao leste da Ásia. A Austrália e as Américas não tiveram Idade do Ferro. Bem mais tarde, os colonizadores europeus levaram artigos de ferro para esses lugares.

O ferro trouxe importantes mudanças para a vida das pessoas. Elas o usavam para produzir instrumentos agrícolas resistentes, que facilitavam o trabalho nas plantações, e também para criar espadas e outros armamentos. Grandes exércitos logo passaram a usar armas de ferro. Conseguir derrotar soldados munidos desse tipo de armamento era muito mais difícil. Os exércitos viajavam e dominavam outros países. Dessa forma, os reis e outros governantes tornaram-se muito poderosos.

Durante a Idade do Ferro houve uma evolução na tecnologia. As pessoas construíram grandes fortalezas e pontes. A cerâmica e a tecelagem obtiveram avanços. Minas profundas foram escavadas no solo em busca de sal e outros minérios valiosos.

Fim da Idade do Ferro

A Idade do Ferro faz parte da Pré-História, o período anterior ao uso da escrita pelos seres humanos. A Idade do Ferro, portanto, terminou quando a escrita se difundiu. Mesmo assim, o ferro continuou a ser o metal mais importante até o século XIX. As pessoas costumavam misturar esse metal com outros materiais para torná-lo mais resistente. No século XIX, surgiram novas técnicas de fundição. Como resultado, o aço — uma mistura de ferro e carbono — tornou-se o metal mais amplamente usado.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.