Ilha Maurício, ou simplesmente Maurício, é o nome de um pequeno país situado no oceano Índico, junto à África. É formado por duas ilhas orientais (a ilha Maurício e a ilha Rodrigues) e por dois grupos de pequenas ilhas mais ao norte (Cargados Carajos e Agalega). Sua capital é Port Louis. As ilhas têm área de 2.040 km2 e 1.264.000 habitantes (estimativa de 2014).

Geografia

Maurício fica no oceano Índico, cerca de 800 quilômetros a leste de Madagascar. A ilha principal, Maurício, tem uma planície no norte, terras elevadas no centro e algumas montanhas pequenas. O clima é quente o ano inteiro.

Flora e fauna

A maioria das florestas de Maurício foi derrubada para dar espaço a plantações de cana-de-açúcar. Atualmente, a flora remanescente tem bambus, coqueiros e ébanos. A fauna singular do país inclui o samber (um cervo de cauda longa) e o tenrec (um mamífero com espinhos). Ilha Maurício é onde vivia o pássaro dodo, que por volta de 1680 já estava extinto.

População

A maioria dos mauricianos é sul-asiática. Cerca de um quarto da população é crioula, ou seja, tem mistura de raízes brancas, sul-asiáticas e africanas. Há também minorias chinesas e europeias. Os idiomas principais são o inglês e o crioulo. O hinduísmo predomina, seguido pelo cristianismo e pelo islamismo. Pouco menos da metade dos habitantes vive nas zonas urbanas.

Economia

As principais atividades econômicas em Maurício estão relacionadas à produção de açúcar, já que quase todas as áreas agriculturáveis estão ocupadas pela cana-de-açúcar. Há também cultivo de chá, batatas, bananas e legumes. Serviços financeiros e o turismo são importantes para a economia local, assim como as indústrias. O principal segmento industrial é o têxtil, para a fabricação de tecidos e de vestuário.

História

Em 1598, os holandeses iniciaram a colonização da ilha maior, à qual deram o nome de Maurício, em homenagem a Maurício de Nassau, administrador das colônias holandesas. Ele também trabalhou no Nordeste do Brasil quando parte deste foi ocupada pelos holandeses. Em 1715 teve início a colonização francesa, que trouxe escravos para trabalhar nos canaviais. Em 1810, o Reino Unido tomou a ilha e substituiu os escravos por mão de obra vinda da Índia. Independente do Reino Unido desde 1968, Ilha Maurício tem regime democrático e é politicamente estável.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.