As Ilhas Salomão são um país situado no sudoeste do oceano Pacífico, na Oceania. Sua capital, Honiara, fica na maior ilha do arquipélago, Guadalcanal. O país tem uma população de 642.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área total é de 28.370 km2.

Geografia

As Ilhas Salomão ficam a leste de Papua-Nova Guiné. São oito ilhas principais e centenas de outras, menores. As ilhas principais são montanhosas e têm grande quantidade de vulcões. Quanto às pequenas, muitas delas são ilhotas de coral, ou seja, compostas principalmente por formações calcárias constituídas por plantas minúsculas e animais marinhos e seus detritos. O clima do país é quente, úmido e chuvoso.

Flora e fauna

Florestas tropicais densas cobrem a maior parte do território. Ao longo das costas há mangues e coqueiros, e nas ilhas veem-se muitas flores, inclusive orquídeas. O país tem grande variedade de pássaros, borboletas, peixes e répteis.

População

A maior parte da população é composta por melanésios, que são os nativos das ilhas do sudoeste do Pacífico. Falam-se muitas línguas locais. Os diferentes grupos comunicam-se usando o pijin, uma língua derivada do inglês. A principal religião é o cristianismo. A população vive principalmente em pequenas aldeias.

Economia

A agropecuária, a exploração da madeira e a pesca constituem a base da economia. Os principais produtos agrícolas são o coco, a batata-doce, o inhame e várias frutas. A população cria porcos, gado bovino e galinhas. As Ilhas Salomão exportam madeira e peixe. Além disso, produzem azeite de dendê e cacau.

História

As ilhas que atualmente constituem o país são habitadas há pelo menos 4 mil anos. Exploradores espanhóis visitaram-nas em 1568. A Grã-Bretanha tomou posse delas em 1899. Em 1942-1943, durante a Segunda Guerra Mundial, forças americanas enfrentaram os japoneses em Guadalcanal.

Em 1978, as Ilhas Salomão se tornaram independentes, passando a integrar a Comunidade Britânica, um grupo de países que tem vínculos especiais com o Reino Unido. Desde a independência, a violência entre grupos rivais tem sido um problema sério.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.