O Império Mogol dominou quase todo o norte da Índia do século XVI ao XVIII. Os governantes mogóis praticavam a religião muçulmana, mas a maior parte da população por eles governada praticava o hinduísmo. Mesmo assim, os mogóis tiveram êxito em seu domínio. Eles trabalharam para aproximar os muçulmanos dos hinduístas em uma Índia unida.

O fundador do Império Mogol na Índia chamava-se Babur e descendia de Gêngis Khan, que mais de trezentos anos antes havia fundado o poderoso Império Mongol, na Mongólia. Em 1526, Babur conquistou um sultanato (reino) indiano chamado Délhi. Ao morrer, em 1530, ele dominava grande parte do norte da Índia.

O primeiro soberano a se destacar depois de Babur foi seu neto, Akbar, que reinou de 1556 a 1605. Ele empreendeu conquistas que expandiram bastante o império. Casou-se com uma princesa hinduísta e deixou os não muçulmanos praticarem suas crenças. Além disso, incentivou as artes e a erudição. Seus feitos tornaram-no conhecido como Akbar, o Grande.

O neto de Akbar, Shah Jahan, foi outro dirigente mogol notável. Reinou de 1628 a 1658 e ficou mais conhecido por construir o lindo Taj Mahal, na cidade de Agra.

O filho de Shah Jahan governou de 1658 a 1707, e foi nesse período que o império chegou à sua maior extensão. Mas ele perseguia os hinduístas e todos os que não fossem islâmicos, o que lhe retirou o apoio do povo. Alguns grupos se revoltaram contra ele e o império foi gradualmente se enfraquecendo.

Em meados do século XVIII, os mogóis dominavam apenas uma pequena área em torno da cidade de Délhi. Os ingleses assumiram o controle do território em 1803. O último imperador mogol foi Bahadur Shah II. Os ingleses permitiram que ele reinasse até 1857, quando o forçaram a deixar a Índia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.