O Império Otomano começou por volta de 1300, no território em que é hoje a Turquia. Ele cresceu tanto que chegou a abranger boa parte do Oriente Médio, do sudeste da Europa e do norte da África. Nos séculos XV e XVI, era uma das maiores potências do mundo. No século XX, os resquícios do império se tornaram a República da Turquia.

Expansão

O nome do império foi inspirado em seu fundador, Osmã I (ou Otman I), que nasceu em 1258 na Anatólia, ou Ásia Menor (atual região asiática da Turquia). Seu povo eram os turcos muçulmanos (seguidores do islamismo). Osmã liderou os turcos contra os bizantinos, que eram cristãos. Ele e os líderes que o sucederam tomaram muitos territórios bizantinos.

Em 1453, os otomanos tomaram Constantinopla, capital do Império Bizantino, trocaram o nome da cidade para Istambul e fizeram dela sua própria capital.

O Império Otomano atingiu o auge entre as décadas de 1480 e de 1560. Em 1517, os otomanos tomaram posse de Meca e de Medina, as cidades mais sagradas dos muçulmanos. Após essas conquistas, o soberano, ou sultão, otomano passou a ser o líder do islamismo. Solimão I, sultão no período de 1520 a 1566, expandiu ainda mais o império. Durante seu domínio, o Império Otomano se estendia da Hungria até o golfo Pérsico. Suas terras também incluíam o Egito e a costa do norte da África.

Declínio

O Império Otomano começou a perder poder nas últimas décadas do século XVI. Em 1683, os otomanos fizeram uma tentativa frustrada de tomar a cidade de Viena, na Áustria. Essa batalha levou a um século de guerras com líderes europeus, o que fez os otomanos perderem grande parte de seu território.

Os sultões otomanos começaram a perder o controle sobre as terras que ainda lhes restavam. Embora tentassem modernizar o império, suas reformas ocorreram em ritmo demasiadamente lento. No final do século XIX, o Império Otomano era conhecido como “o doente da Europa”.

Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o império aliou-se à Alemanha. Juntos, foram derrotados. Isso causou o desmantelamento total do Império Otomano. Em 1923, um grupo de jovens turcos formou um novo país, chamado Turquia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.