Kanem-Bornu foi um império da África. Sob a dinastia Sef, ele controlou toda a região em torno do lago Chade do século IX ao XIX. Seus territórios abrangiam partes dos atuais Chade, Camarões, Nigéria, Níger e Líbia.

Kanem-Bornu dominou o comércio entre o norte da África e as terras ao sul. Vendia produtos como sal, presas de elefante, penas de avestruz e animais vivos. Comerciava ainda escravos para o norte da África em troca de cavalos para a guerra. O povo de Kanem-Bornu semeava a terra e criava animais para consumo próprio.

O Império de Kanem-Bornu era originariamente conhecido como Kanem. Foi fundado, provavelmente, em meados do século IX. Os governantes eram membros da família Sef, cujo rei converteu-se à religião muçulmana no final do século XI.

Kanem se fortaleceu nos séculos XII e XIII e depois foi perdendo territórios, exceto na província do sul, chamada Bornu. No início do século XVI, Bornu recuperou o restante de Kanem e se tornou Kanem-Bornu. O império alcançou o apogeu durante o reino de Idris Alawma, que governou de aproximadamente 1571 até 1603.

No século XIX, a situação ficou instável. Em 1808, o povo fulani, da Nigéria, tomou a capital do império. Um guerreiro de Kanem chamado Muhammad al-Kanami logo derrotou os fulanis. Mesmo assim, o império jamais recuperou seu antigo poder.

Em 1846, a dinastia Sef, que estava no poder desde o século IX, se extinguiu. O filho do guerreiro Al-Kanami assumiu o poder. Em 1893, um guerreiro do Sudão derrotou Kanem-Bornu com seu exército, mas não governou por muito tempo. Franceses, britânicos e alemães estavam então formando seus próprios impérios na África e logo dividiram Kanem-Bornu entre eles.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.