Isaac Newton foi um importante cientista. Suas ideias sobre movimento e gravidade são valiosas para a ciência da física.

Juventude

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, na Inglaterra, no dia 24 de dezembro de 1642. Seu pai era agricultor e morreu antes de Isaac nascer. Ele foi criado pela avó.

Em 1661, Newton se matriculou na Universidade de Cambridge, onde se interessou pelas novas ideias científicas que estavam surgindo no continente europeu. Uma delas era a tese de que a Terra e os outros planetas giram em volta do Sol. Até então, todos acreditavam que a Terra fosse o centro do universo.

Obra científica

Depois de terminar a universidade, Newton voltou à fazenda de sua família, mas continuou a estudar e a realizar experimentos por conta própria. Sua primeira grande descoberta se deveu a seus experimentos com a luz. Ele descobriu que, quando uma luz branca passa através de um prisma, ou pedaço de vidro triangular, ela se separa em um feixe de cores. Isso o levou a concluir que a luz branca é uma mistura de cores.

Newton queria saber o que faz a Lua conservar-se em sua órbita, ou trajetória, em volta da Terra. Ele pensava que apenas uma força de atração entre a Terra e a Lua seria capaz de explicar esse fato. Essa força de atração se chama gravidade. Os estudos de Newton mostraram como a gravidade controla o movimento dos planetas em volta do Sol e também o movimento da Lua. Enquanto estudava a gravidade e o movimento, Newton também fez contribuições importantes para a matemática.

Entre 1669 e 1701, Newton foi professor em Cambridge. Em 1703, foi eleito presidente de um grupo científico de grande importância, a Royal Society (Sociedade Real). Em 1705, a rainha da Inglaterra o condecorou com o título de cavaleiro. Newton morreu em Londres, na Inglaterra, em 20 de março (ou 31 de março, de acordo com o calendário moderno) de 1727, com 84 anos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.