A Islândia é um país insular, isto é, formado por uma ilha. Sua paisagem é repleta de vulcões e de geleiras. Embora esteja bem perto da Groenlândia, que faz parte da América, a Islândia é um país da Europa. Sua capital é Reykjavik. O país tem 330.000 habitantes (estimativa de 2015) e sua área é de 103.022 km2.

Geografia

A Islândia fica no oceano Atlântico, exatamente ao sul do círculo polar Ártico. O litoral é recortado, com reentrâncias chamadas fiordes. Cerca de duzentos vulcões, alguns em atividade, pontilham a ilha. No famoso romance de ficção científica Viagem ao centro da Terra, do escritor francês Júlio Verne, a ação inicial (a descida pela boca de um vulcão para o centro do planeta) se passa na Islândia. O país é conhecido também por suas geleiras. Os invernos na Islândia são brandos e com muitos ventos, e os verões são úmidos e frescos.

Em 2010, o vulcão que fica sob a geleira Eyjafjallajokull entrou em erupção e formou uma grande nuvem de fumaça que avançou pela Europa e provocou uma grande crise aérea. Os aviões não podiam trafegar porque havia o risco de as cinzas afetarem as turbinas. Diversos aeroportos europeus ficaram fechados para pouso e decolagem durante vários dias.

Flora e fauna

Apenas um quarto da Islândia é coberto por vida vegetal. Pântanos, charnecas e pastagens esparsas são comuns. A maior parte das florestas de bétulas foi cortada. Entre os animais que compõem a fauna da Islândia estão as raposas e as renas. Muitos peixes, baleias e golfinhos vivem em suas águas, mas não existem répteis nem anfíbios no país.

População

A população do país é quase toda formada de islandeses, principalmente descendentes de antigos colonos noruegueses. A língua oficial é o islandês. Noventa por cento da população é formada de cristãos que seguem a Igreja Evangélica Luterana. A maior parte das pessoas mora em cidades ou em vilas ao longo do litoral.

Economia

Os serviços, como transporte, turismo e aqueles relacionados a tecnologia, formam a parte principal da economia. A pesca também é muito importante. O bacalhau é um dos produtos mais exportados. A indústria produz alimentos, alumínio e maquinário. Os fazendeiros criam ovelhas e gado leiteiro.

História

A Islândia foi uma das primeiras repúblicas independentes e democráticas do mundo. Os colonos, na maioria nórdicos, formaram uma legislatura chamada Althing em 930. A Noruega dominou a Islândia de 1262 a 1380; nesse ano, a Dinamarca invadiu ambas.

A Islândia recuperou a independência total em 1944 e logo passou a integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Em 1980, a islandesa Vigdís Finnbogadóttir tornou-se a primeira mulher eleita presidente de um país. A Islândia permanece um país próspero no século XXI, embora tenha sofrido bastante com a crise econômica dos países ricos em 2009 e 2010.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.