O autor francês Júlio Verne (Jules Verne, em francês), que escreveu mais de cinquenta romances e muitos contos, é conhecido como um dos primeiros escritores de ficção científica.

Verne nasceu em 28 de fevereiro de 1828, em Nantes, na França. Fez o curso de direito e trabalhou durante algum tempo como corretor da bolsa de valores, mas sempre se considerou escritor. Sua primeira obra foi produzida em 1850. O primeiro relato de aventuras escrito por ele que obteve sucesso foi Cinco semanas em balão, publicado em 1863.

Verne estudou ciências para que suas histórias fossem o mais críveis possível. Sabia tantas coisas que foi capaz de imaginar muitos fatos que logo acabariam acontecendo na vida real. Em seus romances e contos o escritor previu maravilhas como a televisão, os aviões, as viagens espaciais e os modernos submarinos.

Os mais famosos romances de aventura de Verne são provavelmente Vinte mil léguas submarinas (1870) e A volta ao mundo em oitenta dias (1873). Vinte mil léguas submarinas conta a história do capitão Nemo, um viajante misterioso que comanda um submarino maravilhoso. A volta ao mundo em oitenta dias é a história de Phileas Fogg, um cavalheiro inglês que faz uma viagem muito rápida (para a década de 1870) com a finalidade de vencer uma aposta. Outra das obras mais famosas de Verne é Viagem ao centro da Terra, em que um jovem alemão acompanha seu tio geólogo numa jornada impossível em busca do núcleo central de nosso planeta.

Júlio Verne morreu em Amiens, na França, em 24 de março de 1905. Suas obras foram traduzidas para muitos idiomas e continuam a ser populares. Vários filmes de sucesso foram realizados a partir de seus livros.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.