A escritora britânica J. K. Rowling é a criadora do personagem Harry Potter. Seus livros sobre o garoto bruxo, bem como os filmes inspirados neles, são adorados por crianças e adultos no mundo todo.

Joanne Rowling nasceu em 31 de julho de 1965, em Yate, na Inglaterra. Ela teve a ideia para o personagem Harry Potter em 1990, durante uma viagem de trem. Foi construindo as histórias na mente, mas teve dificuldades para começar a escrever o livro. Era mãe solteira e muito ocupada, por isso não lhe sobrava tempo. Quando decidiu colocar as histórias no papel, teve de escrever o livro à mão porque não tinha dinheiro para comprar uma máquina de escrever nem um computador.

Em 1997, ela finalmente publicou o primeiro livro sobre Harry Potter, com o título de Harry Potter e a pedra filosofal. Joanne Rowling não queria que os garotos que lessem a história soubessem que o autor era mulher, por isso usou suas iniciais. (Como Joanne Rowling não tem um segundo nome, escolheu a letra K em homenagem à avó, Kathleen.)

O livro fez grande sucesso, e depois dele vieram mais seis volumes, publicados entre 1998 e 2007. A versão para o cinema das aventuras de Harry Potter começou a ser filmada em 2001 e foi concluída em 2011. Em 2016, estreou na Inglaterra a peça de teatro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, escrita por Rowling em colaboração com dois outros autores. O texto da peça foi lançado também em forma de livro.

Além dos sete volumes da série Harry Potter, J. K. Rowling escreveu vários outros livros, muitos deles relacionados ao universo do jovem bruxo. A bibliografia da autora inclui também três títulos para o público adulto, lançados sob o pseudônimo Robert Galbraith.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.