Jacarta é a capital da Indonésia, um país do sudeste da Ásia. A cidade fica na costa da ilha de Java e é atravessada pelo rio Ciliwung.

Jacarta é uma das maiores cidades do mundo. É um polo educacional, industrial, financeiro e comercial, além de abrigar o maior porto da Indonésia. As fábricas locais produzem sabão, tecidos, produtos alimentícios, máquinas, carros e outros bens de consumo. A cidade também tem uma indústria cinematográfica.

Acredita-se que a região onde hoje fica Jacarta seja povoada há pelo menos 1.500 anos. Uma cidade portuária chamada Sunda Kelapa desenvolveu-se na área. Em 1527, um governante local derrotou tropas portuguesas que passaram por lá e deu à cidade o nome de Jayakerta, que significa “fortaleza gloriosa”.

Em 1619, os holandeses tomaram a cidade e a destruíram, construindo no local outra cidade, Batávia, que se tornou a capital do governo holandês na Indonésia. O domínio holandês durou até meados do século XX.

A Indonésia tornou-se independente em 1949. A cidade foi designada capital do país e passou a se chamar Djakarta; em 1972, ganhou o nome de Jacarta. Seu crescimento na segunda metade do século XX foi notável. A população de Jacarta é de 9.586.705 habitantes (censo de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.