A Jamaica é uma ilha que faz parte das Antilhas, no mar do Caribe, na América Central. É um país conhecido pelo reggae, um tipo de música popular criado na década de 1960. Sua capital é Kingston. O país tem 2.722.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 10.991 km2.

Geografia

A Jamaica fica ao sul de Cuba e a oeste do Haiti. É uma ilha montanhosa com planícies ao longo da costa. Seu clima é quente durante todo o ano. A maioria das chuvas cai no norte e no leste do país. Às vezes ocorrem furacões que causam graves danos.

Fauna e flora

Florestas tropicais de ébano, mogno e pau-rosa estendem-se por alguns vales. Há também bambus, orquídeas e samambaias. No seco sudoeste proliferam os cactos. A Jamaica tem muitos pássaros, mangustos, morcegos, rãs, lagartos e crocodilos.

População

A maioria dos jamaicanos tem origem africana. Um grupo menor é fruto da mestiçagem de africanos com europeus. Há também grupos pequenos de antilhanos, chineses e brancos. Fala-se sobretudo inglês ou crioulo jamaicano. O cristianismo é a principal religião, mas são muitos os que não têm crença. Mais da metade dos jamaicanos vive em cidades, principalmente ao longo da costa.

Economia

A economia jamaicana baseia-se principalmente nos serviços, sobretudo o turismo. O país tem também minas de bauxita, minério de que se faz o alumínio. Há fábricas de cimento, alimentos processados e roupas.

Cultivam-se cana-de-açúcar — com a qual o país produz açúcar mascavo, melado e rum — e também frutas cítricas, coco, banana e café.

História

O povo aruaque vivia na ilha quando Cristóvão Colombo a avistou em 1494. Os espanhóis assumiram o controle da ilha no início do século XVI e escravizaram muitos indígenas. Os ingleses apossaram-se da Jamaica em 1655 e levaram para lá africanos escravizados, que foram trabalhar nos latifúndios.

A Jamaica conquistou sua independência em 1962, passando a ser membro da Comunidade Britânica, um grupo de nações que tem relações especiais com o Reino Unido.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.