Explorador e navegador britânico, o capitão James Cook comandou três expedições ao oceano Pacífico. Suas viagens o levaram até o círculo polar Antártico, no sul, e até o estreito de Bering, no norte.

Início da vida

James Cook nasceu em 27 de outubro de 1728, em Marton, na região do Yorkshire, na Inglaterra. Aos 18 anos, tornou-se marinheiro no mar do Norte. Quando estava em terra firme, estudava matemática.

Em 1755 entrou para a Marinha Real Britânica, na qual foi promovido rapidamente até assumir o comando de um navio, aos 29 anos. Participou de várias batalhas na região da América do Norte que hoje é o Canadá, durante os confrontos com os franceses e os povos indígenas. Depois dos conflitos, Cook mapeou a costa da ilha de Terra Nova. Em 1766, escreveu um relato sobre um eclipse do Sol que lhe deu fama como observador científico.

Três viagens de descoberta

Em 1768, a Royal Society de Londres, uma organização de cientistas, pediu a Cook que chefiasse a primeira expedição científica ao oceano Pacífico. Na viagem, ele explorou a Nova Zelândia e, depois, chegou à costa sudeste da Austrália em 1770. Cook deu ao continente o nome de Nova Gales do Sul e reivindicou a posse dele para a Grã-Bretanha. No ano seguinte, voltou para seu país natal.

Entre 1772 e 1775, Cook viajou pelo mundo no sentido oeste-leste, tentando descobrir um novo continente meridional. Embora não tenha chegado à Antártica, foi o primeiro europeu a atravessar o círculo polar Antártico. James Cook também descobriu e mapeou muitos grupos de ilhas.

Em 1776, partiu em busca da Passagem do Noroeste, do Pacífico para o Atlântico, ao norte da América. O plano não deu certo, mas Cook foi o primeiro europeu a visitar as ilhas Sandwich (Havaí). Quando retornou a esse arquipélago, no caminho de volta do Ártico, foi morto por nativos havaianos em 14 de fevereiro de 1779.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.